Estratégias para Reduzir Custos na Locação: Negociação, Gerenciamento de Estoque e Ferramentas Financeiras

É fundamental adotar estratégias eficientes para reduzir os custos envolvidos nos processos da sua locadora. Neste artigo, trago algumas estratégias-chave para diminuir seus gastos, incluindo a negociação de preços com fornecedores, o gerenciamento eficiente de estoque e o uso de ferramentas de gestão financeira.

Negociação de Preços com Fornecedores

A negociação é uma habilidade essencial para obter preços mais competitivos. Algumas dicas para uma negociação eficiente incluem: – Realizar pesquisa de mercado para ter uma visão dos preços praticados por diferentes fornecedores. – Estabelecer um relacionamento de confiança com os fornecedores, demonstrando interesse em parcerias de longo prazo. – Avaliar as necessidades da empresa e negociar contratos personalizados que atendam às demandas específicas, não tenha medo de apresentar qual é o seu desejo e pedir que o fornecedor avalie a proposta. – Explorar a possibilidade de descontos ou condições especiais de pagamento. Exemplo: É mais saudável para o caixa da locadora se o vencimento da parcela for em um dia certo e fixo para todos os meses, evitando pagar parcelas a cada 28 dias.

Gerenciamento Eficiente de Estoque

O gerenciamento de estoque desempenha um papel fundamental na redução de custos na locação. Algumas estratégias para otimizar o estoque são: – Realizar um inventário regular para identificar equipamentos subutilizados ou obsoletos e as vezes parado na manutenção há muito tempo. – Estabelecer parâmetros de reabastecimento com base na demanda prevista e evitar estoques excessivos. – Priorizar a utilização de equipamentos próprios antes de recorrer à sub-locação. – Implementar por completo as ferramentas do seus sistema de gestão para um melhor aproveitamento e rastreamento de equipamentos para evitar perdas e extravios.

Uso de Ferramentas de Gestão Financeira

As ferramentas de gestão financeira são aliadas importantes na redução de custos na locação. Algumas práticas recomendadas incluem: – Utilizar softwares de gestão financeira para monitorar e analisar os gastos, tenha o seu DRE bem detalhado e acompanhe ao menos quinzenalmente as despesas num gráfico. Observe se não estão ocorrendo grandes variações nos custos fixos ou nos variáveis. – Comparar os custos de aquisição e manutenção dos equipamentos, avaliando a viabilidade de descarte e investimento em novos equipamentos para a frota.

Uso de Estratégias Comerciais

Analisar periodicamente os contratos de locação em andamento na busca de novas oportunidades para o cliente aumentar o contrato, em quantidade, variedade e prazo. – Treinamento constante da equipe comercial com o objetivo de aumentar o ticket médio, o que traz uma vantagen na redução dos custos variáveis em cada locação.

Conclusão

Reduzir os custos é uma meta importante para as locadoras que desejam otimizar sua eficiência financeira. A negociação de preços com fornecedores, o gerenciamento eficiente de estoque e o uso de ferramentas de gestão financeira são estratégias-chave para alcançar esse objetivo. Ao adotar essas práticas, você obtém economias significativas, maximizando seus recursos e impulsionando seu crescimento!

Diego Hora – Diretor da LocaAção e Mentor no Mercado Rental

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

PESQUISE

SOBRE O AUTOR

Escola do Locador

Escola do Locador

Olá, seja bem-vindo (a), Aqui no nosso site você fica por dentro de todas as novidades e tendências! Inscreva-se agora na nossa Lista VIP e receba atualizações, dicas úteis e muito mais.

POSTS RECENTES

SIGA NAS REDES SOCIAIS

Cadastre seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades.
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro conosco!

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PESQUISE

SOBRE O AUTOR

POSTS RECENTES

SIGA NAS REDES SOCIAIS

No data was found
No data was found

Ei, não se esqueça de mim...

Cadastre seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades em primeira mão de forma 100% gratuita.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro conosco!

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Leia mais na nossa Política de Privacidade.